Amarelocéu, uma fábula visual de Lya Alves - abertura da exposição



Inspirada no fenômeno do céu amarelo, a grafiteira e artista urbana Lya Alves de Niterói, RJ traz para as telas o colorido dos muros da cidade. O fenômeno do céu amarelo, lindo e exuberante é feito da poluição do ar e sintoma da falta de cuidado so der humano com o planeta. Este descaso com o meio ambiente é o ponto de partida para questonar a sociedade hedonista, leviana e descompromissada. oque é viver intensamente? É viver á beira da morte? Por que viver intensamente não pode ser respirar ar puro numa tarde ensolarada? Ou tomar uma xícara de café quentinho? Porque felicidade está associada a consumo?

A pós-modernidade é marcada pelo consumismo, pela falta de limites, as pessoas sentem-se livres para agir como pensam, desejam e querem, buscando prazer e satisfação no imediatismo em tudo e sempre, numa despreocupação com a duração das coisas e de forma compulsiva. O que vale é o prazer imediato. Ou seja, tudo o que se faz é pensando no agora, sem discernimento, sem se importar ou refletir sobre o depois, as conseqüências, o futuro pouco importa. 

Uma vez que a sociedade é fútil, egoísta e cada vez mais se isola, o "carpe diem" ou "aproveite o dia" é ressignificado e  se transforma, na prática, em: "não haverá futuro".  Como consequência de não ter previsão de futuro, as pessoas vivem como se não houvesse amanhã, e uma vez que não fazem planos, tem apenas necesidades a satisfazer. Esta é a ideologia pós moderna. Mas a ideologias costumam ter a função de mascarar a verdade. O consumismo pode ser um simulacro da felicidade. Se eu consumo para ser feliz, eu realmente sou feliz? Se eu preciso ter coisas para ser alguém, ainda sou alguém? Se eu usar uma coroa me torno um rei? Não, a menos que você crie um mundo hiper-real e possa interagir com ele, como alguém que assiste a um filme e interage com o filme. 

Simulacro é o vício pós-moderno. Ninguém mais se importa com a realidade. Queremos o que é mais real que o real: "The real thing". Tudo é recriado, melhorado, sintetizado, vitaminado, turbinado, e precisa ser assim, esta é a regra do mundo hiper-real. Copiamos modelos de beleza mas ficamos cegos para a verdadeira beleza. Copiamos modelos de felicidade, mas não sabemos mais oque é felicidade. Imitamos um modelo de democracia, temos uma bandeira, até uma capital criada no meio do nada, tão fantasiosa quanto a Disney e os Casinos de Vegas, mas afinal, oque temos? Governo? Temos um país ou um simulacro de País?

Nas últimas décadas, é possível que os gastos com publicidade tenham sido  maiores do que os gastos com a educação. Faz todo o sentido: adquirir e consumir é hoje o caminho pelo qual somos convidados a inventar nossas identidades para viver num mundo de fantasias do qual os publicitários são os empreiteiros.

Lya Alves


Serviço
Amarelocéu – uma fábula visual de Lya Alves.
Abertura: 27 de junho ás 19:00 horas
Visitação: 27 de junho a 20 de julho
Local: Galeria 52, Aliança Francesa Niterói. – Rua Lopes Trovão, 52, icaraí -Niterói




Fotos da abertura da exposição: