A Artista

Pintora, graffiteira e desenhista de história em quadrinhos.

Biografia

Lya Alves é Artista urbana, grafiteira e ilusstradora. Nasceu em São Gonçalo e vive em Niterói. Fez suas primeiras ilustrações como free-lancer na adolescência, começou a pintar em 1998, e a grafitar em 2008.  O eixo temático do seu trabalho são fábulas visuais, simbolismos e arquétipos. Também é autora/ilustradora da história em quadrinhos Guerreiros de Deus, ganhando prêmio de melhor ilustradra pela  ABRAHQ.

Seu trabalho está em murais na Fundação Roberto Marinho, no Teatro Ziembinski, no CEDIM, SESI, SESC, no 2º, 3°e 5° Kolirius Internacional em Macaé, Metrô Rio, GaleRio 2014, Copa Graffiti 2015, SkatePark Niterói, entre outros. Participou de eventos como Recifusion 7(Recife), Arte na Faixa 2014, Vinicius Na Rua 2014, 4°Baixada Style e Expresso Urbano no Teatro Popular de Niterói. A artista já realizou 5 exposições individuais e suas telas já estiveram expostas  no Brasil, Itália, Portugal e Uruguai.  É arte-educadora e idealizadora da oficina de grafitti Philosoffiti que já foi realizada no Sesi, Sesc, em Cieps, no Colégio Estadual Profª Alcina Rodrigues Lima, e em diversas outras instituições. Além do organizar mutirões e encontros de graffiti como o "Operação mais respeito" e o "Graffiti Evangelista", que teve 14 edições.

Em 2017, participou do projeto "Inscrever os Direitos Humanos em 1 e 1000 escolas do Rio de Janeiro", da Associação Inscrire Brasil sob a curadoria de Françoise Schein, onde 7 grafiteiros foram convidados e a artista foi premia pelo destaque do seu trabalho,

Lya Alves foi membro do Conselho de Políticas Culturais de Niterói e foi eleita conselheira de cultura da Câmara Setorial de Cultura e Arte Urbana de Niterói, atuando na gestão de 2016 e 2017. Em 2021 participou do evento "Revitaliza Grafitti" na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, se diverte muito ilustrando livros infantis, como concept artist pra RPG's e livros de fantasia e também está trabalhando como concept artist num game.